top of page
Buscar

CPP OU CBT: O QUE É ? COMO REDUZIR?


ree

O que é? A contagem padrão em placas (CPP), anteriormente chamada de contagem bacteriana total (CBT) é um indicador higiênico sanitário da produção de leite que consiste na contagem total de bactérias aeróbicas presentes no leite cru. A legislação vigente no Brasil que dita padrões mínimos de qualidade e composição do leite, contida nas Instruções Normativas 76 e 77 de 2018 estipula que as propriedades devem ter médias geométricas trimestrais de CPP inferior a 300.000 UFC/mL nas análises de tanque. Caso uma propriedade apresente resultados superior a este valor, deve ser implementado um plano de ação imediato e caso o valor persista, a coleta é suspensa até atingir valores abaixo do preconizado por legislação. Contudo, em fazendas com boas práticas de ordenha e procedimentos de higienização adequados, é possível manter a CPP em níveis inferiores a 20.000 UFC/ mL.

Os fatores relacionados com a higiene e falhas nos processos, tais como a limpeza e secagem dos tetos antes da ordenha, a qualidade da água utilizada na atividade, uso inadequado e falhas no equipamento de ordenha e tanques resfriadores, teteiras e itens de borracha vencidos ou desgastados/ressecados, ordenha de animais com mastite e demora para o resfriamento do leite são comumente encontrados em propriedades com desafios com a CPP. Por estes motivos é de extrema importância a avalição frequente da rotina de ordenha, do manejo do ambiente onde as vacas ficam, limpeza da máquina de ordenha e tanques de refrigeração, além de manutenção preventiva dos equipamentos.

Abaixo listamos algumas ações que podem ser tomadas visando garantir CPP dentro dos padrões de qualidade:

- Avaliação dos processos de ordenha, principalmente a aplicação de pré-dipping e secagem dos tetos com papel toalha;

- Avaliação dos filtros de leite após a ordenha;

- Analise da qualidade da água utilizada na atividade pelo menos 1 vez ao ano;

- Realizar lavagem do equipamento de ordenha e resfriadores de forma adequada e com produtos específicos para evitar acúmulo de gordura, proteína e formação de biofilmes de acordo com as recomendações de cada fabricante.

- Observar se a água está atingindo a temperatura recomendada em todo o processo;

- Realizar sanitização do equipamento e resfriador antes do início da ordenha;

- Conferir se o leite está atingindo temperatura de 4ºC no período esperado após a ordenha (até 3 horas);

- Inspeção frequente das tubulações (linhas de vácuo e de leite), unidade final, condições das teteiras, interior dos tanques para avaliar se não existe sujidades.

A redução da CPP nas propriedades leiteiras nem sempre é um trabalho fácil, visto que vários fatores podem contribuir para o aumento na contagem bacteriana. O estabelecimento de processos e rotina nas fazendas auxilia na detecção precoce de desvios e correções rápidas para resolução dos problemas.

 
 
 

Comentários


bottom of page